Dissertação de mestrado

2007-2009

Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFScar

Neste trabalho, faço uma adaptação para a internet do programa de ensino Lendo e Escrevendo em Pequenos Passos, para inserir funcionalidades que não existiam no programa e que são relevantes para o ensino individualizado. O objetivo do trabalho é medir a eficiência destas modificações.

O principal objetivo é reduzir o número de sessões de treino necessárias para que indivíduos com dificuldades de aprendizagem concluam um programa de ensino de palavras simples da língua portuguesa.

Programa LEPP

Os aprendizes têm como objetivo aprender 51 palavras em sessões diárias que ensinam conjuntos fixos de 3 palavras. Os passos se sucedem conforme ele aprende cada um dos conjuntos.

Tarefa de Matching

Adaptações

Adaptação 1 – Os passos ocorrem em uma sucessão em que apenas as palavras não aprendidas entram nas sessões de treino.

Tarefa de composição

Adaptação 2 – Inclusão de um álbum de figurinhas para que as crianças acompanhem seu próprio progresso.

Álbum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *